
Iniciativa local aposta em tecnologia para revolucionar o atendimento no varejo óptico nacional e projeta Cianorte como polo de inovação
Uma boa ideia pode mudar uma empresa. Um bom produto pode mudar um setor. Mas quando há visão, propósito e o apoio certo, até uma cidade pode se reinventar. É o que mostra o Pupilens, solução digital desenvolvida aqui em Cianorte pela Log Hub Tech, com o objetivo de transformar o atendimento nas óticas e oferecer uma nova experiência de compra para os consumidores.
Conversamos com Alessandro Pancotte, idealizador do projeto e diretor da Log Hub Tech, sobre a trajetória da startup, os diferenciais do produto e os impactos dessa inovação no cenário local e nacional.
“O Anjo Inovador foi fundamental. O programa viabilizou o desenvolvimento do Pupilens. Sem esse aporte, o projeto talvez não teria saído do papel, ou levaria muito mais tempo para acontecer”, contou Alessandro. O programa estadual de incentivo a startups, promovido pela Secretaria da Inovação do Paraná, permitiu à empresa acelerar o desenvolvimento, montar equipe e garantir a presença em feiras como a Expo Óptica Brasil, que acontece esta semana em São Paulo.
A ideia surgiu de um problema comum nas óticas: a apresentação das lentes ainda é feita, na maioria das vezes, com catálogos em papel. “As pessoas escolhem as armações com mais facilidade, porque conseguem experimentar. Já as lentes, muitas vezes, não entendem as diferenças entre uma e outra. A gente viu que dava para criar uma ferramenta interativa, que mostrasse de forma clara os tratamentos, o campo de visão, o filtro azul e outros benefícios de cada lente”, explica.
Mais do que uma vitrine digital, o Pupilens se posiciona como uma ferramenta de venda consultiva. “Enquanto o sistema de gestão serve para o dono da ótica ver os números, o Pupilens foi feito para o vendedor. Ele ajuda a identificar a melhor lente para cada cliente, de acordo com o uso, o ambiente e a necessidade visual”, completa Alessandro.
A Log Hub Tech, startup incubada dentro da tradicional Log Sistemas – conhecida pelo sistema Kero Ótica –, já nasce com a missão de pensar além. “Nossa ideia é que ela funcione como uma incubadora de produtos. Ajudar outros empreendedores a tirarem ideias do papel também faz parte do plano”, revela Alessandro.
Cianorte, que já se destacou nacionalmente pelo vestuário, agora começa a ganhar novo protagonismo. “Temos vocação para tecnologia. Já tivemos muitas empresas de software ligadas ao vestuário. Agora, vemos uma nova geração de soluções mais específicas, inovadoras e com potencial de escala”, afirma o empresário.
Os planos da Log Hub Tech incluem internacionalizar o Pupilens para a América Latina e, até 2028, expor na Mido – a maior feira do setor óptico do mundo, em Milão. “É um sonho, mas está no planejamento. E tudo começou aqui, em Cianorte”, conclui.