Veículos híbridos plug-in lideram vendas de eletrificados no Brasil no 1º trimestre

Alta na infraestrutura e incentivos regionais impulsionam mercado de veículos eletrificados, com PHEVs ganhando destaque nas vendas

Os veículos híbridos plug-in (PHEV) foram os grandes protagonistas do mercado de eletrificados leves no Brasil no primeiro trimestre de 2025. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), 39.924 veículos eletrificados foram vendidos entre janeiro e março — um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo período de 2024.

O mês de março marcou o melhor desempenho do ano, com 14.380 unidades emplacadas. A maior parte dessas vendas (82%) foi composta por veículos plug-in — somando os híbridos plug-in (PHEV), com 6.944 unidades, e os elétricos puros (BEV), com 4.801. Esse avanço mostra como os consumidores têm preferido os modelos que ainda oferecem motor a combustão como alternativa de autonomia, diante da infraestrutura de recarga que, embora em expansão, ainda está em consolidação.

PHEV em ascensão, BEV em leve queda

Os híbridos plug-in representaram quase metade das vendas de março, com participação de 48,3%. Esse desempenho foi 18% maior que em fevereiro e 122% superior ao mesmo mês de 2024. Em contrapartida, os BEVs (veículos 100% elétricos) apresentaram retração de 22% frente ao mesmo mês do ano anterior, o que pode ter relação com o debate público sobre segurança na recarga de baterias, iniciado após uma consulta pública dos Bombeiros de São Paulo.

Infraestrutura e incentivos fiscais ajudam a impulsionar o setor

A ampliação da rede de recarga tem sido um dos pilares do crescimento do setor. Em um ano, o número de eletropostos no Brasil quase dobrou, saltando de 7.758 em março de 2024 para 14.827 em fevereiro de 2025 — um crescimento de 91%. Além disso, políticas de incentivo como isenção de IPVA para híbridos flex em São Paulo e elétricos no Distrito Federal também têm colaborado com o desempenho positivo.

Como reflexo, as vendas de HEV Flex cresceram 25% no primeiro trimestre, e regiões como Sul e Centro-Oeste começaram a ganhar mais espaço no cenário nacional. A liderança regional ainda é do Sudeste, com 46% das vendas em março, mas sua participação vem caindo à medida que outros estados implementam incentivos.

Participação por tipo de tecnologia – março/2025

  • PHEV: 6.944 (48,3%)
  • BEV: 4.801 (33,4%)
  • HEV Flex: 1.656 (11,5%)
  • HEV: 979 (6,8%)

Top 5 cidades que mais venderam veículos eletrificados em março:

  1. São Paulo – 1.906
  2. Brasília – 1.796
  3. Belo Horizonte – 587
  4. Rio de Janeiro – 488
  5. Campinas – 392

Micro-híbridos seguem relevantes, mesmo fora da nova metodologia

Mesmo com a mudança na metodologia da ABVE, que excluiu os micro-híbridos (MHEV) da categoria de eletrificados, esses veículos continuam mostrando força. Em março, foram 3.529 emplacamentos — um aumento de 8% em relação ao mesmo mês de 2024. No trimestre, o total foi de 10.724 unidades.

Conclusão

A liderança dos híbridos plug-in no mercado brasileiro de eletrificados reflete um equilíbrio entre a vontade de adotar novas tecnologias e a realidade da infraestrutura atual. O crescimento expressivo nas vendas, somado à descentralização regional e à expansão dos eletropostos, indica que a eletromobilidade está, aos poucos, se tornando mais acessível e viável para o consumidor brasileiro.

Quer saber mais sobre eletromobilidade no Brasil? Acesse o painel interativo da ABVE: https://abve.org.br/bi-geral/

Fonte: Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)