
Nova fase do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS conecta inovação local ao mundo, com foco em impacto social e transformação digital
O Tecnopuc acaba de inaugurar os novos espaços do Portal Tecnopuc, reforçando sua visão de ser um ecossistema de inovação sem fronteiras. O evento, realizado nesta terça-feira (25), reuniu lideranças, parceiros e representantes de instituições estratégicas para celebrar a expansão que conecta a universidade ao mundo por meio do projeto Tecnopuc Anywhere.
A proposta do Tecnopuc Anywhere é ousada: ampliar o impacto do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, criando conexões globais e transformando conhecimento em soluções para problemas reais da sociedade. Tudo isso com uma infraestrutura “fígital” – combinação de experiências físicas e digitais – que valoriza a colaboração e promove a inovação em escala internacional.
Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, destacou que a inauguração simboliza muito mais que um avanço físico. “O Anywhere é um movimento contínuo de transformação, que impulsiona a criação de novas soluções, modelos e conexões”, explicou.
O reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, reforçou que o projeto está alinhado ao Planejamento Estratégico da universidade. “É um compromisso com a inovação e com a geração de valor para a sociedade”, afirmou. Já Jorge Audy, superintendente de inovação, lembrou da importância da continuidade e do legado de todos os reitores que colaboraram com a história do Tecnopuc.
Entre os novos espaços, destacam-se a Sala Multiverso, com experiências imersivas em 360º; a Arena CMPC e o Pitch Stage, voltados a eventos e encontros presenciais e virtuais; além de cabines acústicas para gravações e videoconferências.
Durante a cerimônia, também foram anunciadas novas parcerias estratégicas com instituições como a La Salle Technova Barcelona e o Escalab (UFMG), além de um investimento do governo britânico para a criação de um hub de inovação Govtech no Tecnopuc.
A intervenção artística do grafiteiro Jotapê, com apoio do Crialab, trouxe ainda mais identidade ao espaço. E para marcar as duas décadas do Parque, foi lançado um livro comemorativo escrito por Patricia Knebel, Jorge Audy e Flavia Fiorin, acompanhado de uma edição especial de café ilustrada por um estudante da PUCRS.
Simone Stülp, secretária estadual de Inovação, destacou que a história da inovação no Rio Grande do Sul passa, necessariamente, pelo Tecnopuc. “Cada um fazendo sua parte, estamos construindo um futuro melhor”, afirmou.
O evento foi encerrado com bênção do Pe. Carlos Gustavo Haas e um happy hour que celebrou as conexões que impulsionam o futuro da inovação no Brasil.
Gostou de saber mais sobre esse marco da inovação brasileira? Compartilhe com sua rede e acompanhe outras iniciativas como essa aqui no portal!
Fonte: PUCRS