Universitários desenvolvem tecnologia sustentável para comunidades da Amazônia e Mata Atlântica

Projeto Florestas Inteligentes cria soluções inovadoras para reduzir impactos ambientais e potencializar a renda de cooperativas locais.

Estudantes do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e do Centro Universitário Facens (SP) estão criando impacto positivo com o Projeto Florestas Inteligentes, iniciativa que alia sustentabilidade, tecnologia e impacto social. O projeto desenvolveu duas soluções de alto impacto ambiental e econômico: o triturador automatizado, voltado para comunidades da Amazônia, e a estufa inteligente, criada para artesãs da Mata Atlântica.

Soluções inovadoras e sustentáveis

Amazônia: Triturador Automatizado

Na Ilha de Cotijuba, no Pará, os universitários criaram um triturador automatizado para transformar resíduos de coco em fibra. Essa fibra pode ser usada como adubo, em produtos artesanais ou vendida para indústrias de tapetes e vasos. O objetivo é reduzir o descarte inadequado de cocos – um dos principais resíduos da região, que pode levar até 12 anos para se decompor.

A solução beneficia diretamente a Cooperativa de Trabalho Ambiental da Ilha de Cotijuba, melhorando a gestão de resíduos e gerando novas oportunidades de renda.

Mata Atlântica: Estufa Inteligente

Em Miracatu, São Paulo, a estufa inteligente foi desenvolvida para atender às necessidades da Associação Banarte, formada por artesãs que trabalham com fibras de bananeira. A tecnologia otimiza a secagem do material, usando sensores de temperatura e umidade e placas solares para funcionar de forma sustentável.

Essa solução reduz prejuízos e desperdício de recursos naturais, garantindo maior eficiência na produção e na comercialização de produtos em grandes redes, como a Tok&Stok.

Impacto educacional e social

Além de oferecer soluções práticas, o projeto proporciona um aprendizado profundo para os universitários, como explica Vitor Belota, gerente de Sustentabilidade da Facens: “Não só resolvemos desafios locais, mas capacitamos os alunos para enfrentar problemas reais, sempre considerando o contexto social e ambiental.”

Reconhecimentos internacionais

O Projeto Florestas Inteligentes já é referência global. Ele conquistou a Medalha de Bronze no QS Reimagine Education Awards 2022, em Abu Dhabi, e o prêmio “Beneficiando a Sociedade”, do Green Gown Awards da ONU. Este ano, o projeto é finalista na categoria Educação para Sustentabilidade do QS Reimagine Education Awards.

Foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A iniciativa atende a três ODS da ONU:

  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico,
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis,
  • Consumo e Produção Responsáveis.

Com o apoio de organizações como Alcoa, Reservas Votorantim, Munskjö e Veolia, o projeto segue fomentando soluções sustentáveis para as comunidades da Amazônia e Mata Atlântica.

Sobre as instituições

Cesupa

Com mais de 35 anos de história, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) é referência em ensino superior na região Norte, oferecendo cursos em áreas como Saúde, Engenharia e Negócios. Reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) e premiado pelo Índice Geral de Cursos (IGC), o Cesupa fortalece a conexão entre educação e impacto social.

Facens

O Centro Universitário Facens, localizado em Sorocaba (SP), é um hub de inovação premiado nacional e internacionalmente. Com foco em cidades inteligentes e sustentabilidade, a Facens é pioneira no uso de tecnologia 5G e oferece um ecossistema de educação completo, que conecta mercado, academia e inovação social.

CTA
Gostou da iniciativa? Deixe seu comentário e compartilhe para inspirar mais projetos sustentáveis!

Fonte: Cesupa e Facens.